Leandro Lima / CRECI-PR F-18.807 / CNAI 5.746

07 Ago 2018

Crime Imobiliário

Os consumidores são enganados nos seus direitos básicos quando adquirem imóveis sem os requisitos mínimos legais, por força de duas Leis Especiais, ao adquirir um apartamento ou sala comercial.

Os consumidores são enganados nos seus direitos básicos quando adquirem imóveis sem os requisitos mínimos legais, por força de duas Leis Especiais, ao adquirir um apartamento ou sala comercial, é obrigado existir a Incorporação Imobiliária atendendo a Lei 4.591/64, pois no Art. nº 65 estabelece:
“É crime contra a economia popular promover incorporação.....”
Sem fazer o registro do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis. Também é CRIME vender ditos “condomínios fechados” em frações ideais, só é legal os Condomínios Horizontais dentro da Lei nº 4.591/64 pelo seu Art. 8º com a incorporação no Registro de Imóveis. Vender terrenos em parcelamento do solo (loteamento ou desmembramento) sem o Registro no Cartório de Registro de Imóveis também é CRIME, a Lei Federal de Parcelamento nº 6.766/79 do Art. nº 37 e do 50 ao 52 deixa isto muito claro. Nas duas legislações Federais citadas, nos Art. 64 ao 66 da 4.591 ou na 6.766 do Art. 37, e do 50 ao 52, dizem: fazer propostas, contratos, promessas, prometer vender, veicular em propostas, prospectos ou comunicação ao público ou aos interessados, afirmação falsa sobre a construção do condomínio, ou alienação de frações ideais do terreno ou sobre a construção das edificações, dar inicio, de qualquer modo, fazer, loteamento, desmembramento ou ocultar fato a ele relativo,” é ilegal e proibido sem o registro no CRI.
Concorrem ao CRIME além dos Proprietários Vendedores, os mandatários de Loteador ou Incorporador, Corretores De Imóveis, Construtor, Diretores ou Gerentes de Empresas ou Sócios, em fim todos são responsáveis diretos ou solidários e concorrem ao CRIME na venda, promessa de venda ou proposta de alienação deste tipo de imóveis sem registro no Cartório de Registro de Imóveis do empreendimento. Inclusive na Lei da Profissão dos Corretores de Imóveis é vedado anunciar publicamente empreendimento sem o registro imobiliário pertinente, inciso V, do Art. nº 38 do Decreto Lei nº 81.871/78. Assim alertamos aos ADQUIRENTES destes imóveis para EXIGIREM no ato da compra o empreendimento registrado. Inclusive os ditos “Condomínios a Preço de Custo” devem primeiro serem registrados antes da venda, sejam eles Condomínios Verticais ou Horizontais.
Os Corretores de Imóveis, Engenheiros ou Arquitetos todos podem ser incorporadores e lançarem estes empreendimentos no mercado porem devem antes REGISTRAR os mesmos no Cartório, sob pena de incorrerem no CRIME IMOBILIÁRIO aqui exposto. Não existe outro jeito, é pura invenção dos mais “criativos”, porem fora da Lei. Só existem duas formas das cidades crescerem ordenadamente e legalmente é baseadas na Lei De Edificações e Condomínios nº 4.591/64 ou na Lei Do Parcelamento do Solo nº 6.766/79 amparados nas diretrizes dos Planos Diretores Municipais. O resto é ilegal, como vender frações ideais, etc.

AUTOR DA NOTÍCIA

Leandro Lima / (45) 99900-2300 Técnico em Transações Imobiliárias e Corretor de Imóveis EXITUM, com grande experiência no ramo de venda e regularização de documentos de imóveis em Cascavel e região. Imóvel legalizado é valorizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

28 Dez 2021

Medida Provisória cria Sistema Eletrônico de Registro Públicos

O governo federal editou a Medida Provisória 1085/21, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Com a medida, todos os cartórios devem realizar seus atos por meio eletrônico e devem ser conectados entre si.

10 Jul 2021

Receita Federal substitui a DISO pelo novo sistema SERO para regularização de obras

Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero) foi instituído com a proposta de regularizar as contribuições sociais relativas à construção civil e de obter a CND de obra; o novo sistema entrou em vigor no dia 1º de junho de 2021

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora