Leandro Lima / CRECI-PR F-18.807 / CNAI 5.746

07 Ago 2018

Dicas para definir um preço justo na hora de vender o imóvel

Aspectos como localização, tipo de acabamento e estado de conservação fazem toda a diferença no momento de estimar o valor da casa ou do apartamento.

Aspectos como localização, tipo de acabamento e estado de conservação fazem toda a diferença no momento de estimar o valor da casa ou do apartamento.
Vender um imóvel é um processo que exige paciência e cautela. Na pressa por negociar o apartamento ou a casa, é preciso estar certo de seu real valor para não superestimá-lo ou acabar vendendo por um preço abaixo do que vale. Para evitar problemas como esses é preciso estar atento a alguns aspectos e detalhes que valorizam ou não o imóvel, para estipular um preço condizente com as características do empreendimento e facilitar a venda.
A avaliação do preço do imóvel depende de diversas variáveis, que devem ser analisadas com cautela por corretores competentes e de confiança. “Um apartamento mais novo, por exemplo, nem sempre terá um valor mais alto; depende da região onde está localizado. Devem-se traçar as variáveis para chegar à avaliação ideal.”
O primeiro quesito a ser levado em consideração é a localização. Dentro de um único bairro, por exemplo, podem existir diversas classificações. Há áreas mais valorizadas e outras nem tanto. O corretor deve conhecer bem o bairro, ter familiaridade com a região, pois, assim, terá mais facilidade para determinar o valor do imóvel.
Além disso, é preciso observar as características da via na qual ele está localizado: se a rua é mais tranquila ou barulhenta, mais comercial ou residencial. Assim como o entorno do imóvel: comércio, padaria, supermercados, escolas, entre outros.
A idade do imóvel, o tipo de acabamento do prédio (revestido ou apenas pintura, por exemplo), áreas de lazer, número e localização das vagas na garagem e elevadores são outros aspectos a serem analisados. O somatório desses fatores vai determinar o valor ideal do imóvel, e, para isso, é essencial a atuação de um profissional experiente, com um trabalho consistente e conhecimento.
O critério mais utilizado pelos profissionais do mercado imobiliário é o comparativo de mercado. São reunidos todos os dados do imóvel: tempo de vida, padrão de acabamento, idade, localização, número de vagas, se houve reforma etc.
De posse dessas informações, é feito um levantamento dos imóveis disponíveis com padrão semelhante. Além disso, as transações já concluídas são importantes referências, já que o valor pelo qual o imóvel foi ofertado inicialmente normalmente não reflete o valor da venda. A diferença entre o preço ofertado e o valor negociado pode ser de até 30% menos. (nos queremos saber o valor de venda e não do anuncio pois este sempre será a nossa referencia de valor) 
Para fazer a avaliação mercadológica do imóvel, o profissional mais capacitado é o corretor, que pode e deve ter conhecimentos em diversas áreas, como jurídica, marketing, administração e engenharia, entre outras. Já para realizar avaliações estruturais, os profissionais indicados são engenheiros e arquitetos.
CONHECIMENTO
Quem dita o valor do imóvel é o mercado e não o vendedor.
PARA NÃO PERDER DINHEIRO
Contar com a ajuda de assessoria especializada, com bom conhecimento do mercado e da região em que o imóvel está localizado, evita surpresas em relação ao seu real valor
Entre os principais aspectos que devem ser avaliados, destaca o tempo de uso e a distribuição da área interna. Apartamentos com espaços bem aproveitados são muito valorizados, como quartos com ambientes inteligentes para armários, por exemplo. A ventilação também é levada em conta. Cozinhas e áreas de serviço ventiladas são um ponto a favor na hora de fazer a avaliação.
Os itens mais valorizados são localização, estado de conservação, estrutura do prédio (elevador, área de lazer) e vagas de garagem, este último, um item cada vez mais preponderante.
Segurança, fácil acesso, bom estado de conservação e metragem que atenda as necessidades da família são classificados como indispensáveis. Com tantas variáveis a serem observadas, contar com a ajuda de um profissional pode evitar dor de cabeça no fechamento do negócio. Quem deve fazer essa avaliação é um perito avaliador, devidamente credenciado pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).
É o profissional que pode averiguar os prós e os contras da negociação. O perito avaliador deve levar em conta os pontos fracos do imóvel (mau estado de conservação, vaga presa) e os fortes (excelente localização, elevador). A avaliação é feita com base no conjunto de informações e características do imóvel. Daí a importância de ser feita por um profissional credenciado.
Um corretor que não domine bem a região em que o proprietário queira vender o imóvel pode fazer uma avaliação incoerente. Estipulando um valor inferior ao real do imóvel. Nesse caso, o proprietário pode sofrer com um prejuízo financeiro, perdendo a chance de obter uma renda maior com a venda do imóvel.
É preciso estar muito atento a corretores não capacitados, amadores ou que não têm experiência na região. O ideal é buscar profissionais experientes e certificar se estão devidamente credenciados no CRECI.
SENTIMENTAL
Em outras situações, o imóvel pode ter um valor superestimado, causando no proprietário a ilusão de poder obter um lucro maior do que realmente vale a casa ou o apartamento. Provavelmente, o imóvel ficará estagnado, atrasando ou até acabando com a venda. Enquanto o preço não for diminuído, o proprietário acaba perdendo dinheiro, pois, muitas vezes, ele necessita da venda do imóvel para saldar uma dívida ou até mesmo conseguir o recurso para adquirir um novo imóvel.
A pessoa às vezes tem um valor sentimental para com o imóvel, até mesmo por palpite de amigos e parentes. Isso cria uma expectativa maior no momento da venda, e, caso o profissional faça uma avaliação diferente da esperada, a pessoa fica ainda mais frustrada.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS
Para conseguir ficar com a opção de venda, agradar ao cliente ou se beneficiar, alguns maus corretores elevam demais o preço do imóvel. Nesses casos, criam uma expectativa de um valor alto no proprietário, que pode resultar em dificuldades para vendê-lo.
Para ter tranquilidade na avaliação, é preciso confiar no profissional contratado para tal. O cliente pode e deve perguntar ao corretor as fontes e referências utilizadas na hora da avaliação, porque é obrigação do profissional ter um banco de imóveis para se referenciar.
DEPRECIAÇÃO
Da mesma forma que esses itens são valorizados, há aqueles que colaboram para que o imóvel, por vezes, não alcance o preço esperado pelo proprietário. O que contribui para desvalorizá-lo é a falta de segurança no imóvel ou na região e depreciação de um determinado local. Além disso, algumas obras pontuais (viadutos, trincheiras ou passarelas) podem tanto valorizar algumas regiões quanto desvalorizá-las.
DETALHES QUE VALORIZAM
Na hora da venda, o importante é estar atento a alguns detalhes que melhoram a aparência do imóvel e fazem a
diferença aos olhos do comprador:
» É essencial manter o imóvel limpo e bem organizado.
» Uma nova pintura deixa o imóvel com um aspecto melhor.
» Pequenas reformas podem valorizá-lo, dando novo
visual aos ambientes.
» Trocar uma cerâmica ou azulejo antigo é uma excelente opção,
pois materiais muito velhos causam impressão ruim ao comprador.
» Fazer um rebaixamento de teto em gesso ou uma sanca
também é interessante, já que renova o imóvel.

AUTOR DA NOTÍCIA

Leandro Lima / (45) 99900-2300 Técnico em Transações Imobiliárias e Corretor de Imóveis EXITUM, com grande experiência no ramo de venda e regularização de documentos de imóveis em Cascavel e região. Imóvel legalizado é valorizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

25 Abr 2024

Alugo lindo sobrado mobiliado e climatizado no centro de Cascavel

Alugo lindo sobrado mobiliado e climatizado com 4 garagens, 2 suítes, 3 banheiros, 2 cozinhas, 2 salas, 1 lavanderia e 1 sacada, área de festas com churrasqueiras. Com Portões eletrônicos; Câmeras de monitoramento 24h; Cerca elétrica; Interfone; Aquecimen

28 Dez 2021

Medida Provisória cria Sistema Eletrônico de Registro Públicos

O governo federal editou a Medida Provisória 1085/21, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Com a medida, todos os cartórios devem realizar seus atos por meio eletrônico e devem ser conectados entre si.

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora