Leandro Lima / CRECI-PR F-18.807 / CNAI 5.746

07 Ago 2018

Geoportal Cascavel

Comprar um terreno em uma região da cidade a um preço relativamente bom, para construir e realizar seu sonho da casa própria ou um grande empreendimento comercial pode virar um pesadelo.

Comprar um terreno em uma região da cidade a um preço relativamente bom, para construir e realizar seu sonho da casa própria ou um grande empreendimento comercial pode virar um pesadelo. Pois existem muito mais envolvido do que se pode imaginar, como a Lei de Zoneamento e de código de Obras, etc. Por exemplo é possível que este lote não tenha o potencial construtivo necessário para realizar seu sonho, ou pode ser que não seja permitido o tipo de comercio pretendido. Para realizar é preciso planejar, certa vez Jesus disse “Quem de vocês, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula a despesa, para ver se tem o suficiente para completá-la?” Lucas 14:28. Salomão o construtor do templo de Deus também disse "Os planos do diligente certamente dão bons resultados, mas todos os precipitados acabarão na pobreza." Pr 21:5.
Como ninguém quer ficar pobre por falta de planejamento é bom ficarmos bem atentos e usar as informações disponíveis. Pensando em facilitar a vida do cascavelense neste assunto a equipe da Secretaria de Planejamento de Cascavel criou o GEO PORTAL.
O GEO PORTAL é uma ferramenta, um sistema inovador de mapeamento, que permite ao cidadão cascavelense o acesso às informações sobre o imóvel desejado, sem a necessidade de deslocamento até a Prefeitura, como era antigamente. Integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do Município em harmonia com a Lei de Zoneamento vigente. O objetivo é fornecer ao cidadão, de maneira ágil e rápida, informações sobre os lotes, como por exemplo: potencial de uso do solo para edificação, para parcelamento ou instalação de estabelecimentos comerciais, seu número de cadastro, área, testada e outras informações cadastrais através de consulta prévia gerada no próprio portal. Com o GeoPortal, também podemos consultar as informações das edificações e ver se elas tem projetos aprovados, CCO e Habite-se, além de poder emitir 2ª Via do Carne de IPTU, LIXO e muito mais. 
Para ter acesso aos dados é preciso acessar o Portal do Município. Na página principal é disponibilizado um banner do GeoPortal. Clicando nele é possível localizar imóveis, ruas, loteamentos, bairros, navegar pelo mapa, com um moderno sistema de busca. 
Como o GeoPortal é um organismo vivo, a equipe da SEPLAN está constantemente atualizando o GeoPortal. Cumprindo assim de forma excepcional e com muita competência a sua função de efetuar registros e informar sobre imóveis, cálculos de tributos e dados; elaborar e atualizar a cartografia municipal; controlar os sistemas de numeração predial, identificação dos logradouros públicos, execução de projetos para geração e atualização de cadastros, bem como o levantamento e sistematização dos dados; gerenciar o geoprocessamento, etc;

Use as ferramentas que você tem em suas mãos, seja diligente e com certeza você será bem sucedido. Para maiores informações consulte http://geocascavel.cascavel.pr.gov.br/geo-view/index.ctm – link Geo Portal no site da prefeitura. Pois as informações básicas estão ao alcance de todos.

Gostou ou achou útil, compartilhe!!!

 

AUTOR DA NOTÍCIA

Leandro Lima / (45) 99900-2300 Técnico em Transações Imobiliárias e Corretor de Imóveis EXITUM, com grande experiência no ramo de venda e regularização de documentos de imóveis em Cascavel e região. Imóvel legalizado é valorizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

28 Dez 2021

Medida Provisória cria Sistema Eletrônico de Registro Públicos

O governo federal editou a Medida Provisória 1085/21, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Com a medida, todos os cartórios devem realizar seus atos por meio eletrônico e devem ser conectados entre si.

10 Jul 2021

Receita Federal substitui a DISO pelo novo sistema SERO para regularização de obras

Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero) foi instituído com a proposta de regularizar as contribuições sociais relativas à construção civil e de obter a CND de obra; o novo sistema entrou em vigor no dia 1º de junho de 2021

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora