Leandro Lima / CRECI-PR F-18.807 / CNAI 5.746

07 Ago 2018

Quem não registra, não é dono!

Você já viu a expressão: “Quem não registra não é dono!”. O que isso significa?

A importância do registro imobiliário.

Você já viu a expressão: “Quem não registra não é dono!”. O que isso significa? O Código Civil Brasileiro, determina que a propriedade de imóvel, somente se transfere mediante o registro do titulo no Cartório de Registro de Imóveis. Em outras palavras não basta apenas assinar a escritura pública de venda e compra. É imprescindível que o titulo aquisitivo, que nada mais é do que o documento pelo qual da origem ao direito, seja encaminhado á registro perante o cartório de registro de imóvel da região onde se localiza o imóvel, por tanto a propriedade somente será transmitida, com o registro do titulo, que pode ser uma escritura pública, um instrumento particular com força de escritura pública, como o contrato de financiamento, por exemplo, entre outros. Após o registro, o cartório de registro de imóveis expedida uma matrícula atualizada do imóvel, dela devendo constar a causa do negócio, se foi compra, venda, doação, sucessão, permuta, dação, integralização etc., bem como a qualificação dos adquirentes... Caso o comprador não registre a escritura pública no cartório competente, correra sérios ricos como, por exemplo: O imóvel pode ser objeto de penhora por dividas do antigo proprietário, entre vários outros problemas. Por tanto para realmente se tornar dono de um imóvel é fundamental efetuar o registro do titulo aquisitivo no cartório de registro de imóveis. Pois quem não registra não é dono.

Princípios básicos do Registro Imobiliário
Sempre há alguém que reclama de um pouco de trabalho e até burocracia, na hora de transferir um imóvel, mas é na apresentação dos documentos e no seu exame, que se obtém o princípio da legalidade e a segurança de todos.
Princípio da Prioridade: A prioridade aqui, não se refere à data do título, e sim à data de sua prenotação ou apresentação no Cartório de Registro. Esse princípio não permite, no mesmo momento, o registro de direitos incompatíveis ou contraditórios.
Princípio da Legalidade: O princípio da legalidade determina que seja feito o exame prévio dos títulos apresentados ao Registro Imobiliário, só podendo proceder ao registro se o mesmo estiver em conformidade com a lei. 
Princípio da Especialidade: O princípio da especialidade é aquele que exige a identificação dos imóveis, urbanos e rurais, mediante a especificação de suas características, confrontações, medidas, localização, área, denominação, número da matrícula ou número do registro anterior. 
Princípio da Continuidade: Se a pessoa não for dona do imóvel não pode transferir o imóvel nem, tampouco, onerá-lo. 
Princípio da Publicidade: A publicidade material é a fé pública, que propicia segurança ao andamento dos documentos imobiliários.
Princípio da Rogação: Esse princípio consiste na liberdade de ação do interessado no registro, que não é obrigado a solicitá-lo; tampouco o cartório, salvo raras exceções.

 

AUTOR DA NOTÍCIA

Leandro Lima / (45) 99900-2300 Técnico em Transações Imobiliárias e Corretor de Imóveis EXITUM, com grande experiência no ramo de venda e regularização de documentos de imóveis em Cascavel e região. Imóvel legalizado é valorizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

28 Dez 2021

Medida Provisória cria Sistema Eletrônico de Registro Públicos

O governo federal editou a Medida Provisória 1085/21, que cria o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP). Com a medida, todos os cartórios devem realizar seus atos por meio eletrônico e devem ser conectados entre si.

10 Jul 2021

Receita Federal substitui a DISO pelo novo sistema SERO para regularização de obras

Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero) foi instituído com a proposta de regularizar as contribuições sociais relativas à construção civil e de obter a CND de obra; o novo sistema entrou em vigor no dia 1º de junho de 2021

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora