Leandro Lima / CRECI-PR F-18.807 / CNAI 5.746

07 Ago 2018

Zoneamento Urbano de Cascavel

A difícil tarefa de atender as necessidades ambientais e sociais. Caro leitor, infelizmente muitos ainda compram lotes achando que todos são iguais, inclusive alguns antes de comprar comparam os preços pela localização, mas só isso não é o suficiente!

Dia destes uma senhora me ligou indignada, pois seu lote era zona de fragilidade ambiental ZFAU, com a ocupação do solo controlada e com pouco potencial construtivo, podendo construir apenas uma única unidade horizontalmente (uma única unidade para cada 600 m² de terreno, este zoneamento localiza-se perto de rios, nascentes ou em área de manancial) mas o lote do vizinho da frente do outro lado da rua tinha um zoneamento com alto potencial construtivo, podendo fazer varias unidades em serie, e ele já estava com o projeto aprovado e com as construções em andamento. Disse ela: “como pode, o meu lote é aparentemente igual ao dele a distância entre eles não chega a 12 metros, e eu não posso fazer quase nada no meu lote”.

Caro leitor, infelizmente muitos ainda compram lotes achando que todos são iguais, inclusive alguns antes de comprar comparam os preços pela localização, mas só isso não é o suficiente! Como vimos há a necessidade de buscar a informação do que é possível de construir sobre o referido lote, pois o que vale para um pode não valer para outro.

A Lei de zoneamento de Cascavel, vigente a partir de fevereiro de 2013, tem causado muita preocupação principalmente para os moradores da região sul de Cascavel na Bacia do Rio Cascavel, onde esta impossibilitando a aprovação de mais de uma edificação horizontal sobre o mesmo lote, com o pretexto inicial de controlar sua ocupação, já que se encontra em uma área de manancial. Para prevenir uma situação futura como a de São Paulo onde vemos correntes noticias sobre alagamento e falta de água nos rios.

Existe atualmente uma proposta de projeto de Lei que esta na mesa do prefeito para alterar a atual Lei de zoneamento, mas não existe previsão de quando o executivo e o legislativo tomarão uma posição e nem de quando essas alterações serão implementadas, se é que serão. Isso tem causado muita preocupação dos moradores na referida região, pois muitos deles estão com casas sem documentação regular da obra, pois não conseguem aprovar seus projetos tendo em vista a nova Lei. Enquanto a Lei não é alterada a população destes lugares ficam na expectativa, por não conseguirem regularizar sua moradia, o que acaba desvalorizando estes imóveis numa eventual negociação! Deve haver um jeito de serem atendidas as necessidades ambientais e sociais. Para isso é necessário que a população se interesse em discutir o assunto. Quando forem abertas novas reuniões para discussão com a sociedade com o objetivo de alterar a Lei é necessário que a população se mobilize para o bem comum de nossa cidade! Para não acontecer o que aconteceu com a última alteração da Lei de Zoneamento, onde os moradores foram convocados, não apareceram nos fóruns de discussões, e a minoria acabou decidindo pela maioria.

 

AUTOR DA NOTÍCIA

Leandro Lima / (45) 99900-2300 Técnico em Transações Imobiliárias e Corretor de Imóveis EXITUM, com grande experiência no ramo de venda e regularização de documentos de imóveis em Cascavel e região. Imóvel legalizado é valorizado.

ARTIGOS RELACIONADOS

07 Ago 2018

Zoneamento Urbano de Cascavel

A difícil tarefa de atender as necessidades ambientais e sociais. Caro leitor, infelizmente muitos ainda compram lotes achando que todos são iguais, inclusive alguns antes de comprar comparam os preços pela localização, mas só isso não é o suficiente!

07 Ago 2018

Conjunto de regras do regime de bens

Chamamos de “regime de bens” o conjunto de regras que vão ser aplicadas aos bens do marido e da mulher, tanto os bens de antes do casamento quanto aqueles que forem sendo adquiridos na constância do casamento.

Inscreva-se e receba Novidades e ofertas
Você pode se inscrever com segurança a qualquer hora